Crescimento do Food Service e importância das embalagens biodegradáveis

Com a correria do dia a dia, os brasileiros estão passando cada vez menos tempo na cozinha. E com isso, os números do Food Service brasileiro não param de crescer! As pessoas procuram otimizar o tempo, optando por refeições prontas e rápidas.

De acordo com o IBGE, homens e mulheres gastam em torno de 25% de suas rendas com comida de rua. Já o SIS/SEBRAE, as motivações para esse aumento da alimentação fora de casa são as seguintes:

  • Crescimento demográfico em regiões urbanas, o que demanda mais esse tipo de serviço.
  • Modificação da estrutura familiar com aumento no número de casais sem filhos, o que ocasiona na redução nas despesas essenciais do orçamento familiar, e consequentemente investimento em lazer e novas experiências gastronômicas.
  • Aumento na renda familiar ou individual que demanda um consumo mais qualificado, impulsionando negócios focados em produtos e serviços diferenciados (artesanais, frescos, orgânicos, cardápios para pessoas com restrições alimentares etc).
  • A crescente participação das mulheres no mercado de trabalho fez com que restasse pouco tempo para as atividades domésticas, como o preparo das refeições, o que também estimulou o aumento da frequência das refeições familiares fora de casa.

O mercado de alimentação fora do lar representa uma boa parte do setor de bebidas e alimentos, e tem uma movimentação que gira em torno de R$170 bilhões ao ano, somente na última década.

street food - fulpel

O faturamento da indústria alimentícia no País registrou uma alta de 85,8% entre os anos de 2010 e 2016, segundo a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia), reforçando que o hábito de se alimentar fora de casa está cada vez mais presente na rotina do brasileiro.

Diante de tantos números, imagine a quantidade de lixo produzida com as embalagens Food Service? Por isso, é importante investir cada vez mais nas biodegradáveis. Trabalhar a conscientização é um desafio para nós da Fulpel que temos a missão de explicar todos os dias o que é ser biodegradável e as diferenças entre os nossos produtos e os convencionais.

embalagem biodegradavel - fulpel

Uma das vantagens da embalagem biodegradável é que a sua permanência no ambiente é menor do que a das embalagens convencionais, o que diminui as chances de efeitos nocivos para o meio ambiente. Mas esse assunto vamos discutir no nosso próximo bate-papo.

Posts relacionados