Embalagens e Alimentos: Uma relação secular que impacta novas vidas diariamente!

Logo Fulpel de Qualidade
 Tópicos neste texto: Mercado de embalagens, Alimentos, Segurança de alimentos e Sustentabilidade.
Por Marcos Custódio

A humanidade, e todas as civilizações que dela surgiram até o momento, cresceram e prosperaram ao redor dos alimentos (sua produção, processamento e distribuição). Ao longo do tempo, este desenvolvimento dos alimentos permitiu o surgimento de uma enorme cadeia de materiais, instrumentos e equipamentos para melhorar aspectos desta cadeia de produção.

mercado de embalagens

Assim, desde os primórdios, o desenvolvimento de “maneiras” de “empacotar” os alimentos sempre foram um desafio civilizatório. Garrafas, potes, talhas de barro foram utilizados durante séculos para transportar alimentos e distribui-los nos mais longínquos lugares do planeta, e nisto fomos evoluindo de caixas de madeira, latas de metal até chegarmos as embalagens atuais.

Desta forma, as embalagens para alimentos foram sendo forjadas ao longo da história, com a evolução cultural de nossa sociedade, para permitir que os alimentos fossem distribuídos cada vez mais longe, com maior vida útil, mantendo a qualidade e segurança dos alimentos.

Resumindo assim parece que foi tudo muito fácil e rápido. Porém, nas entrelinhas destes paragrafos, há à história do surgimento e florescimento das mais variadas embalagens, que consumiram séculos de pesquisa e desenvolvimento para aprimoramento e melhoria de processos e produtos.

As embalagens, como a conhecemos atualmente, começaram a ser surgir na metade do século XIX – inicio do XX, com a explosão da urbanização nos Estados Unidos e na Europa. Com uma população cada vez mais crescente nas cidades, houve um aumento na produção de alimentos processados, e portanto a necessidade de embalagens capazes de permitirem que os alimentos fossem conservados e transportados para as mais diferentes cidades.

A partir deste ponto da história houve um desenvolvimento continuo e acelerado da indústria de embalagens, pois o mercado de alimentos cada vez mais inovava em novos produtos que exigiam embalagens com performance cada vez mais elaboradas de qualidade e segurança dos alimentos.

Novos materiais (plásticos, ligas metálicas, novos tipos de papel e cartonagem) foram inseridos criando uma infinidade de oportunidades para o mercado de alimentos e proporcionando um desenvolvimento único.

Sustentabilidade

Porém, nas últimas duas décadas, a cadeia de alimentos entrou em um debate sobre como padronizar seus processos e criar metodologias de avaliação para garantir uma performance similar dos diversos produtos e serviços ligada a esta cadeia produtiva.

Neste momento surgem os requisitos globais para segurança dos alimentos, por meio de uma iniciativa do mercado chamada GFSI (Global Food Safety Iniciative – Iniciativa Global para a Segurança dos Alimentos), que induzem o surgimento de diversas normas que se difundiram no mercado (FSSC 22000, BRCGS, IFS, SQF) e estão influenciando e mudando a cadeia de produção de alimentos, incluindo as embalagens.

Um dos desafios atuais do mercado de embalagens é conhecer e se aprofundar nos critérios estabelecidos nas normas técnicas, para ter produtos cada vez mais dentro das especificações internacionais e assim manter sua competitividade e segurança.

Nossas conversas estão apenas começando, convido a acompanhar nossa coluna e entrar neste universo das embalagens de alimentos.

A Fulpel oferece produtos de qualidade e com total segurança. Clique aqui e confira o nosso produto!

 

 

 

 

 

 

 

 

Marcos Custódio, nosso novo colunista, irá utilizar esse espaço para trazer conteúdo relevante sobre segurança de alimentos, sustentabilidade e embalagens. Ele é bacharel em Química pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Alimentos e Nutrição pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Especialista em Sustentabilidade pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e Pós Graduando em Consultoria Ambiental (FUNIBER). Marcos também é
Fundador e Diretor da Innovates Consultoria. É Instrutor, Auditor Líder e Consultor com trabalhos desenvolvidos nas áreas de Segurança dos Alimentos, Terceiro Setor e Sustentabilidade em empresas e organizações por todo o Brasil.

 

Posts relacionados

WhatsApp chat